terça-feira, 9 de agosto de 2016

ARTRITE REUMATOIDE - Perguntas e Respostas

Descreva os sinais e sintomas característicos da artrite reumatoide?

Ocorre a artrite simétrica de pequenas articulações das mãos (poupando as interfalângicas distais nos quirodáctilos), punhos, pés e joelhos, associada com rigidez matinal. Podem ser vistos nódulos reumatoides, fator reumatoide sérico e alterações radiológicas.
Os sinais e sintomas devem estar presentes por 6 semanas antes que o diagnóstico seja feito.

Quais são as alterações radiológicas típicas da artrite reumatoide?

Ocorre primeiro a osteopenia periarticular.
Erosões nas margens articulares podem ser desenvolvidas.
Podem ocorrer perda de espaço articular, mal-alinhamento e osteopenia progressiva.

Quem tem artrite reumatoide (AR)?

A AR afeta aproximadamente 1% da população mundial. Pode começar em qualquer idade, mas existe um pico de aparecimento em mulheres em idade de conceber e um segundo pico em homens e mulheres idosos. As influências genéticas são importantes, e os sub-tipos HLA-DR4 estão associados à doença mais grave.

Descreva a patologia articular na artrite reumatoide.

As alterações crônicas incluem espessamento e edema do revestimento sinovial das articulações afetadas. As células do tecido conjuntivo subjacente tornam-se ativadas, invadindo e destruindo a cartilagem e o osso nas margens das articulações. Isto é chamado de “pannus articular” que é tecido inflamatório neoformado proveniente da sinovial de uma articulação, que forma uma faixa aplicada sobre a cartilagem articular.

Cite as deformidades mais comuns da mão e do punho na artrite reumatoide.
  • A “mão” é o cartão de visita da artrite reumatoide!
  • Deformidade em pescoço de cisne (flexão na IFD, extensão na interfalângica proximal IFP);
  • Deformidade em botoeira (extensão na IFD, flexão na IFP);
  • Desvio ulnar nas metacarpofalângicas (MCF) – [deformidade em ventania cubital];
  • Flexão, desvio radial e subluxação do punho,
  • Ruptura de tendão extensor no punho.

A artrite reumatoide afeta a coluna vertebral?

A sinovial ao redor do processo odontóide de C2 e o ligamento transverso que o segura a C1 podem-se tornar envolvidos e causar erosão, levando a uma instabilidade em C1-C2. Os pacientes podem ter dor e desenvolver mielopatia cervical. As colunas torácica e lombar não são afetadas pela artrite reumatoide.

Defina fator reumatoide (FR).

É um anticorpo, mais frequentemente um anticorpo IgM, dirigido contra os anticorpos IgC, que precipita a formação de complexos imunes. É encontrado em aproximadamente 80% dos pacientes com AR. O FR está associado com formação de nódulos, doença extra-articular e doença articular mais grave. O FR não é diagnóstico de AR, sendo encontrado em muitas doenças crônicas.

Qual é o prognóstico para os pacientes com AR?

O curso é variável, com alguns indivíduos, nunca precisando de tratamento. Metade dos pacientes pode estar incapacitada de trabalhar em 10 anos, e dois terços podem ter problemas significativos com atividades diárias (AVDs) após 15 anos. Os pacientes com doença grave podem morrer de 10 a 15 anos mais cedo do que o esperado.