quarta-feira, 6 de julho de 2016

Artrite Psoriática

A psoríase é uma doença inflamatória cutânea que apresenta rash eritematoso descamativo, geralmente em superfícies extensoras, mas pode acometer escalpo e áreas flexoras, como palmas e plantas. Afeta comumente as unhas com pittings e/ou onicólise.

Cerca de 1/3 dos pacientes com psoríase desenvolvem artrite crônica. Por volta de 15% podem ter fator reumatoide positivo. O envolvimento axial na artrite psoriásica é mais frequente.
    1.    Considerações gerais

a) Atinge cerca de 5-7% de pacientes psoriáticos. Atinge ambos os sexos.
b) Cinco tipos:

1. A artrite psoriásica acomete tanto as articulações periféricas quanto o esqueleto axial.
  2. Poliartrite periférica assimétrica, especialmente articulações interfalangianas distais.
  3. Artrite mutilante: osteólise dos dedos das mãos e dos pés.
  4. Poliartrite simétrica: assemelha-se à artrite reumatoide, mas com fator reumatoide negativo.
  5. Doença oligoarticular: mãos e pés com tumefação (“dedos de linguiça”) – o tipo mais comum.
  6. Espondiloartrite psoriática: envolvimento da coluna vertebral.

• São duas as manifestações extra-articulares principais: alterações ungueais e doença ocular.
  • Alterações ungueais são encontradas em 80% dos pacientes com artrite psoriásica e 30% dos pacientes com psoríase cutânea. Essas alterações ungueais incluem: erosões, sulcos transversos, onicólise, hiperqueratose e coloração amarelada.
  • Doença ocular: conjuntivite (205) e irite (7%, principalmente associada ao envolvimento axial).

2.   Achados clínicos

a) Variáveis, mas os dedos das mãos e dos pés estão mais comumente  envolvidos. Pode ocorrer dor e rigidez nas costas.
b) Laboratório: aumento da TSE e HLA-B27 positivo (405 no grupo espondilítico).
c) Raios X: erosões, ancilose das articulações interfalangianas distais das mãos e pés, sacroileíte unilateral e sindesmófitos na coluna vertebral (unilaterais, iniciando no corpo vertebral médio enão marginalmente, como na espondilite ancilosante).

3.  Diagnóstico

• O diagnóstico é feito pela presença de artrite em pacientes com lesões cutâneas ou ungueais típicas de psoríase.
  • Sempre examinar cuidadosamente o paciente com oligoartrite, a procura de lesões de psoríase em áreas como região umbilical, couro cabeludo, ânus e orelhas.
  • Ausência de fator reumatoide e nódulos subcutâneos ajudam o diagnóstico quando ocorrer a forma de poliartrite simétrica periférica.
  • Como em outras doenças inflamatórias, HHS, PCR e anemia podem variar com a atividade da doença. Análise de líquido sinovial revela líquido inflamatório com predominância neutrofílica.

Fontes:
   1.      Howard,AS; Synopsis of orthopaedics – Thieme Medical Publishers,Inc.
   2.      Falcão,LFR; Costa,LHD ; Manual de Reumatologia, 2012 – Roca

Recomendo:
1.      Fernandes, JHM; Doença Musculoesquelética, módulo 3: http://www.semiologiaortopedica.com.br/2012/09/modulo3.html
2.      E-book de semiologia ortopédica ( 26 módulos)