terça-feira, 14 de junho de 2016

Dor na face anterior do joelho em adolescentes

A dor crônica na frente e no centro do joelho (dores no joelho) é comum em jovens ativos e saudáveis, especialmente nas meninas.
Normalmente, a dor não é causada por qualquer anormalidade particular no joelho e não significa que o joelho será danificado pelas atividades.

Causas

Em muitos casos, a verdadeira causa da dor anterior no joelho pode não estar clara. A complexa anatomia da articulação do joelho, que lhe permite dobrar, enquanto transporta cargas pesadas, é extremamente sensível a problemas de alinhamento de pequeno porte, atividade, treinamento e uso excessivo. A pressão pode puxar a patela lateralmente no canal (sulco intercondilar), causando dor na região posterior da rótula

Em adolescentes, pode haver certo número de fatores envolvidos.

• O desequilíbrio dos músculos da coxa (quadríceps e isquiotibiais) que suportam a articulação do joelho.
  • pouca flexibilidade.
  • Alinhamento com a perna (problemas entre os quadris e tornozelo).
  • Utilizar técnicas ou equipamentos inadequados para treinamento esportivo.
  • Excesso de esportes.

Os sintomas

• A dor geralmente começa de forma gradual. Você pode sentir estes sintomas comuns:
  • Sons de estalos ou trituração em seu joelho quando você subir escadas ou se levantar e andar, após ter permanecido sentado por um longo tempo.
  • Dor à noite.
  • Dor durante as atividades que repetidamente flexionam o joelho não (por exemplo, saltar, andar de cócoras, corrida e outros exercícios, especialmente aquelas envolvendo levantar pesos).
  • Dor que faz com que seus joelhos falhem (colapso), embora isso seja raro
  • Dor relacionada com uma mudança no nível ou intensidade da atividade.

Podem desenvolver fraqueza do músculo da coxa (quadríceps) se a dor persiste e limita a atividade normal.
Se a sua dor no joelho persistir, consulte o seu médico para diagnosticar a causa da dor e começar o tratamento.

A síndrome da dor na face anterior do joelho, em adolescentes, não está geralmente associada a sintomas tais como: o travamento da articulação ou colapso do joelho. Esses sintomas sugerem um problema mecânico com o joelho e sinalisam para que você veja o seu médico.

Exame Médico

Um exame padrão de joelho vai ajudar o seu médico a determinar a causa da dor de seu joelho e descartar outros problemas. O seu médico pode pedir-lhe para ficar de pé, agachar-se, andar, pular e sentar na maca. É importante relaxar o máximo possível durante o exame!

O seu médico pode verificar:

• Alinhamento da parte inferior da perna e da posição da patela.
  • A estabilidade do joelho, quadril e a faixa de rotação dos joelhos e quadris.
  • Embaixo da rótula para sinais de dor.
  • A fixação dos músculos da coxa ao joelho.
  • A força, a flexibilidade, o tônus muscular e a circunferência dos músculos da coxa (quadríceps) e dos isquiotibiais.
  • Constrição do ligamento do calcanhar (tendão de Aquiles) e a flexibilidade do pé.

Radiografias
As radiografias fornecem imagens das estruturas densas como o osso. Suas duas pernas poderiam ser estudadas com raios-X. Imagens de radiografia especial vão ajudar o médico a determinar se há um problema na forma ou posição da rótula.

Explorações de Imagem por Ressonância Magnética (RM)
Este estudo de imagem pode criar melhores imagens dos tecidos moles em torno de seu joelho. Se os sintomas incluem paralisia do joelho, ou inchaço significativo do joelho, o seu médico pode precisar de uma ressonância magnética para avaliar a cartilagem.

Tratamento

Se você tiver dor moderada, então você pode tentar o tratamento conservador com os seguintes passos para tentar aliviar o desconforto.

Repouso, gelo muitas vezes são úteis para os adolescentes com dor atrás do joelho.

Anti-inflamatórios não esteróides (AINEs) como o ibuprofeno pode ajudar episódios particularmente dolorosos.

Gelo

Para reduzir o inchaço e a inflamação; aplicar gelo envolto em uma toalha no joelho doloroso, algumas vezes por dia.

Repouso

Até o desconforto desaparecer, parar as atividades que causam dor em seu joelho. Isso provavelmente significa mudar sua rotina de exercícios. Você pode precisar aprender técnicas de exercícios adequados. Se você está acima do peso, perder peso vai ajudar a reduzir a pressão sobre o joelho.

Após a dor e o inchaço diminuir, você provavelmente terá que mobilizar o seu joelho para recuperar a amplitude de movimento, força, potência, resistência, velocidade, agilidade e coordenação.

Um preparador físico pode fazer um programa de exercícios para melhorar a flexibilidade e a força dos músculos da coxa, ou recomendar (cross-training) atividades com ênfase em esticar as pernas (por exemplo, aeróbica de bicicleta ou de água). Aos poucos, retomar as atividades e outros esportes.

Aspirina e drogas antiinflamatórias não esteróides (AINEs)

Use esses medicamentos de acordo com a intensidade da sua dor. Alguns pacientes podem necessitar de medicação três vezes ao dia, durante vários dias, na fase inicial de maior dor. Sempre tomar estes medicamentos com algum alimento para evitar o problema em potencial de doenças estomacais. Se estes medicamentos não ajudarem a aliviar o desconforto, peça ao seu médico para uma avaliação mais completa.

Prevenção

Se a dor atrás do joelho é grave e persiste, é importante que você consulte seu médico para fazer o diagnóstico correto. No entanto, se a dor se foi, mas está preocupado com dor nas costas, você pode prevenir recidivas.

As recomendações incluem:

Usar os sapatos certos para suas atividades.
Aqueça-se com exercícios de alongamento antes da atividade física.
Parar ou reduzir qualquer atividade que traumatise os joelhos.
Limitar o número total de quilômetros que são percorridos em competições.