segunda-feira, 27 de junho de 2016

Classificação das Doenças Reumáticas

A classificação destas doenças é uma forma de separá-las em grupos de acordo com mecanismos de lesão, localização preferencial de comprometimento, na tentativa oferecer uma visão global e compreensiva destas.

1. Doenças difusas do tecido conjuntivo

Doenças crônicas, que cursam com comprometimento sistêmico (acometimento do estado geral e de vários órgãos), e estão relacionadas com distúrbios do sistema imunológico (processo inflamatório, com ativação de células e produção de auto-anticorpos):

Lúpus Eritematoso Sistêmico

Doenças cujo processo inflamatório compromete as estruturas dos vasos sangüíneos (desde artérias de grande calibre até as arteríolas e capilares e veias e vênulas):

Classificação por tipo da Arterite de Takayassu

3. Espondiloartropatias

Doenças crônicas com comprometimento inflamatório preferencial da coluna vertebral e articulações sacroilíacas. Podem também acometer as articulações periféricas e outros orgãos

Espondilite Anquilosante. Comparação entre colunas.

• Espondilite Anquilosante
  • Artrite Psoriásica
  • Artrite das Doenças Inflamatórias Intestinais ( RCUI e Crohn)
  • Artrite Reativa (Chlamydia, ureaplasma, salmonela etc..)
  • Artropatia soronegativa indiferenciada
  • Outras

4. Doenças Osteometabólicas

Osteoporose.

• Doenças que acometem o metabolismo ósseo:
  • Osteomalácea
  • Doença de Paget
  • Hiperparatireoidismo
  • Outras

5. Doenças Articulares Degenerativas

Doenças que afetam as cartilagens e ossos das articulações promovendo dano estrutural:

• Osteoartrite primária
  • Osteoartrite secundária (após infecções, fraturas, doenças por cristais,doenças inflamatórias etc.)

6. Artropatias Microcristalinas

Doenças que comprometem as articulações e partes moles, tendo como causa depósitos de microcristais identificados no estudo do liquido sinovial:

Gota.

• Gota
  • Condrocalcinose
  • Artrite por hidroxiapatita
  • Artrite por outros microcristais

7. Artropatias Infecciosas e Reativas

Doenças com comprometimento ósteo-articular associadas a processos infecciosos no local ou a distância, de diversas causas:

Doença de Lyme.

• Artrites infecciosas
  • Osteomielite
  • Artrite Reativa
  • Febre Reumática
  • Doença de Lyme

8. Reumatismo Extra-articular

Bursite.

• Doenças que acometem estruturas nas vizinhanças de uma articulação ou coluna vertebral:
  • Tendinites
  • Bursites
  • Esporão de calcâneo
  • Fasceíte Plantar
  • Epicondilite lateral e medial

9. Artrites intermitentes

Doenças inflamatórias têm por característica o envolvimento articular episódico:

• Febre Familiar do Mediterrâneo
  • Reumatismo Palindrômico
  • Hidrartrose intermitente

10. Artropatias secundárias a outras doenças não reumáticas

Comprometimento osteo-articular relacionado ao contexto Titulo clínico e evolutivo de outras doenças:

• Diabetes Mellitus
  • Hipotireoidismo
  • Hipertireoidismo
  • Tumores malignos
  • Doenças hematológicas

11. Doenças da Coluna Vertebral não inflamatória
11.1 Aguda

• Hérnia de disco,
  • Fraturas de corpos vertebrais,
  • Estiramento muscular ou ligamentar e doenças das articulações interapofisárias posteriores.

11.2 Crônica
  • mecânico-posturais (posturas viciosas, obesidade, gravidez, esforços repetitivos, seqüelas neurológicas);
  • degenerativas (estenose do canal vertebral, artrose das articulações interapofisárias posteriores);
  • congênitas (cifoescoliose, lordose, espondilolistese – escorregamento de um corpo vertebral sobre outro);
  • psicológicas (fibromialgia e dor miofascial).

Fonte:
 Clínica Reumatológica Goldenberg- Dr. José Goldenberg, Dra. Evelin Goldenberg. http://clinicareumatologica.com.br/classificacao-das-doencas , acessado em 20 de Maio de 2013.

Recomendo:

Fernandes, J.H.M. – e-Book Ilustrado de Semiologia Ortopédica – módulo 3.