quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Dedo em Gatilho (Trigger Finger) e DeQuervain

O que é isso?

A tenossinovite estenosante, vulgarmente conhecida como dedo em gatilho ou polegar em gatilho,afeta as polias e os tendões da mão que dobram os dedos. Os tendões trabalham como cabos longos que ligam os músculos do antebraço aos ossos dos dedos e polegar. Nos dedos, as polias formam um túnel sob o qual correm os tendões. Estas polias mantem os tendões encostados contra os ossos. Os tendões tem um forro liso que permite deslizar facilmente, no túnel, através das polias.

Dedo em Gatilho

Dedo em gatilho / polegar em gatilho ocorre quando o tendão forma um nódulo ou inchaço do revestimento (da tenossinóvia).

Quando os tendões estão inflamados, o espaço de sua passagem diminui através do túnel, causando dor, déficit da mobilização e um clic palpável e audível, no dedo ou no polegar. Quando o tendão se inflama e incha tranca na polia. Isso faz com que um ciclo vicioso se desencadeie, inflamação eedema. Às vezes, o dedo bloqueado em flexão é difícil de se endireitar ou se estender.

O que provoca isso? As causas desta situação não são sempre claras. As doenças tais como a artrite reumatóide, gota ou diabetes podem estarem associadas com sintomas de dedo / polegar.

Sinais e Sintomas

Figura do nódulo ou espessamento no tendão flexor. O nódulo no tendão espessado atinge o túnel, tornando-o difícil de estender o dedo.

Cortesia de Griffin LY (ed): Fundamentos dos Cuidados musculoesqueléticos. 3 Ed Rosemont, IL. American Academy of Orthopaedic Surgeons, 2005

O dedo / o polegar pode começar com desconforto sentido na base do dedo ou do polegar. É possível encontrar um espessamento a este nível. Quando o dedo começa bloquear, o paciente pode pensar que seu problema está na articulação do meio do dedo ou do polegar.

Tendinite de DeQuervain

O que é isso?

Inflamação em torno dos tendões na base do polegar produz dor com o movimento.

Tendinite de DeQuervain é uma condição que é gerada pela irritação e inflamação dos tendões (ALP e ECP- 1º compartimento dorsal do punho) que se encontram ao longo do polegar no pulso. A irritação faz com que a bainha tendínea dos tendões fique inflamada, mudando assim a sua forma, e isso torna difícil para os tendões se moverem como deveriam. A inflamação pode causar dor e sensibilidade ao nível da estilóide radial, no punho, o que geralmente se manifesta na tentativa de agarrar ou levar objetos, ou fazer um desvio ulnar do punho.

Os sintomas

Manobra de Finkelstein utilizada para diagnosticar tendinite, tenossinovite.

O principal sintoma é a dor no lado do polegar junto ao processo estilóide radial. Isto pode ocorrer de forma gradual ou abrutamente. Você sente dor no pulso, mas a dor pode se irradiar para o antebraço. Normalmente, a dor é pior com o uso da mão e do polegar, especialmente quando se agarram objetos com força ou quando se torce o punho. Pode apresentar edema no lado radial do punho.

Você também pode ter um cisto nesta área. Ocasionalmente, pode acontecer de o polegar se bloquear ao se mover. Devido à dor e a inflamação, as atividades, tais como mover o dedo polegar e o punho podem ficar dificultadas. Irritação do nervo acima do tendão pode causar dormência na parte de trás do polegar e do dedo indicador.

Diagnóstico

Geralmente é realizada a manobra de Finkelstein. Neste teste, o paciente deve fechar sua mão fazendo um punho com os dedos sobre o polegar. O punho é desviado em direção ulnar. Este teste pode ser doloroso para a pessoa com tenossinovite, tendinite.

Manobra de Finkelstein

Fontes das Imagens: Google